Casca de banana para mamilo machucado, funciona?

 

casca banana mamilo

Você já ouviu falar do uso de casca de banana ou de outras frutas para ajudar na cicatrização de mamilos feridos?

Hoje, sabemos que a casca de banana pode ser uma fonte de contaminação e NÃO é indicado seu uso.
Segue o resumo do trabalho de 2003 de Novak, Almeida e Silva:

"OBJETIVO: o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar a microbiota da casca de banana prata, comercializada na cidade do Rio de Janeiro, tentando correlacioná-la com a possibilidade de que seja uma fonte de infecção para a mulher que a utiliza como terapia para fissuras mamilares.

MÉTODOS: foram estudados, em 20 amostras de casca de banana, os seguintes microrganismos: mesófilos, coliformes totais, coliformes fecais, Pseudomonas aeruginosa, lipolíticos, proteolíticos, bolores e leveduras, bactérias lácticas e estafilococos coagulase-positiva.

RESULTADOS: as análises microbiológicas revelaram a ocorrência de diversos grupos clássicos de microrganismos. A distribuição percentual dos resultados positivos nas amostras de casca de banana, em função das contagens, foram: mesófilos, 100%; coliformes totais, 20%; estafilococos coagulase-positiva, 25%; bolores e leveduras, 30%; proteolíticos, 70%; lipolíticos, 30% e bactérias lácticas, 95%. Coliformes fecais e Pseudomonas aeruginosa não foram isolados.

CONCLUSÃO: a avaliação conjunta dos resultados revela a presença de microrganismos potencialmente patogênicos em níveis capazes de comprometer a qualidade microbiológica da casca de banana. A sua aplicação sobre fissuras mamilares para o tratamento destas pode favorecer o início de um processo infeccioso.

NOVAK, Franz Reis; ALMEIDA, João Aprígio Guerra de; SILVA, Rosana de Souza e. Casca de banana: uma possível fonte de infecção no tratamento de fissuras mamilares. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre , v. 79, n. 3, p. 221-226, June 2003 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000300007&lng=en&nrm=iso>

Avise uma mamãe que precisa saber disso.



2 comentários :

  1. Fiquei um pouco assustada com os resultados desse estudo. Não tinha noção que a casca de bananapossuia tantos microorganismos.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia sobre essa questão da casca de banana para mamilo machucado não, ainda bem que você alertou nesse post para as mamães. parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van