Cordão de Girassol - Deficiências Ocultas

Uma postagem na internet me chamou à atenção para o Cordão de Girassol e as Deficiências Ocultas.

Cordão de Girassol - Deficiências Ocultas


O que são deficiências ocultas?

As deficiências ocultas são aquelas que não conseguimos perceber quando olhamos para a pessoa. São pessoas deficientes mas que não usam cadeira de rodas.
São consideradas deficiências ocultas: Autismo, doença de Chron, dificuldades de integração sensorial, esclerose múltipla, auditiva ou de fala por exemplo.

<continua após a publicidade>


Como surgiu essa ideia? 

O cordão de girassol é uma incrível iniciativa do aeroporto Heathrow e está sendo usado na maioria dos outros aeroportos do Reino Unido também. E a ideia já está se espalhando para outros países e estabelecimentos.

Segundo o aeroporto de Heathrow: “O uso de um cordão de girassol em Heathrow permite que nossos colegas reconheçam que você tem uma deficiência oculta sem precisar declará-la. Isso permite que você viaje de forma independente pelo aeroporto, sabendo que, se precisar de apoio adicional durante a viagem, qualquer um dos nossos colegas poderá apoiá-lo. Se você sentir algum desconforto durante a viagem ou preferir assistência extra, vá a uma de nossas mesas de assistência, onde um de nossos colegas terá prazer em ajudar.”

Cordão de Girassol - Deficiências Ocultas

A inciativa fez muito sucesso e já está se espalhando para mais países! Muito importante para a inclusão social e para que possamos compreender melhor o próximo.

Achei a ideia fantástica, pois podemos ser super rápidos à julgar outros pais, quando estão com dificuldades com os filhos, este cordão é um lembrete sutil que nunca sabemos o que alguém está passando, somente quem está naquela situação. Seja sempre gentil. Se você ver alguém com o cordão de girassol, seja paciente, gentil calmo e solidário.

Vamos divulgar! 🌻🌻🌻

Cordão de Girassol - Deficiências Ocultas


Cordão de Girassol agora é lei

Agora sancionada, a Lei n. 14.624/2023 alterou o Estatuto da Pessoa com Deficiência e incluiu um novo recurso para a identificação de pessoas com deficiências ocultas: o cordão de fita com desenhos de girassóis.

Essas deficiências se referem a condições de saúde que não são imediatamente aparentes para outras pessoas, muitas vezes não sendo visíveis externamente.

Algumas deficiências ocultas comuns incluem transtornos mentais como autismo, bipolaridade e síndrome de Asperger, além de doenças crônicas como
fibromialgia e doença de Crohn.

O girassol foi escolhido como símbolo por sua característica de seguir a luz solar, representando a jornada de esperança e superação enfrentada pelas pessoas com deficiências ocultas.

O uso do cordão, que não é obrigatório, ajuda a informar o público sobre a existência de deficiências ocultas, reduzindo estigmas e aumentando a compreensão e empatia em relação a essas condições.

Compre o seu cordão abaixo: 



Até a próxima!

Van

atualizado em 24/07/23



Compartilhe 👇💗

16 comentários :

  1. Olá boa tarde parabéns pelo post, me interessei, tenho um sobrinho autista, sabe me informar onde compro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julianna, desculpe a demora, eu vi para vender no ELO7, acredito que você vai encontrar. Um Abraço.

      Excluir
  2. Onde consigo comprar o cordao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Carol!! Desculpe a demora, eu vi para vender no ELO7, acredito que você vai encontrar. Um Abraço.

      Excluir
  3. Olá! Somos uma família azul que veio viver na Inglaterra, onde descobrimos o Cordão de Girassol e nos apaixonamos pela causa. Agora em 2020 decidimos espalhar o Cordão de Girassol para todas as famílias que precisam no Brasil. Visitem nosso site. Toda a receita é reinvestida para trazermos mais cordões e impactar mais famílias. Nosso site
    www.cordaodegirassol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que importante! Espero que chegue à todos!

      Excluir
  4. Linda matéria 🥰
    Nós estamos nessa causa!
    Www.cordaodegirassol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse cordão se aplica a criança que tem TDL também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sim se aplica à todas deficiências ocultas, espero que essa informação chegue à todas as pessoas que precisam e também à todas aas outras para saber do que se trata. Um abraço.

      Excluir
  6. Ola meu marido possui deficiência visual e motora que são imperceptíveis e tem muitas dificuldades como faço para conseguir um cordão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelli! tem um site que vende www.cordaodegirassol.com.br e também no Elo7, mercado livre e shopee acredito que vc encontre. Um abraço

      Excluir
  7. Ola boa tarde meu filho tem paralisia cerebral com dificuldade na locomoção mas nenhum quadro neurológico, será que ele pode usar? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Onde posso comprar,meu filho e x fragil

    ResponderExcluir
  9. Vc nao colocou a informação de que as pessoas com fibromialgia e epiléticas tem direito pois sao doencas ocultas

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van