5 fatos que você precisa saber sobre endometriose

5 fatos que você precisa saber sobre endometriose

Doença atinge mais de 6 milhões de mulheres no país em idade reprodutiva

A endometriose continua sendo um sinal de alerta para a saúde da mulher. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que mais de 6 milhões de mulheres no Brasil em idade reprodutiva são diagnosticadas com a doença. De acordo com últimos estudos divulgados pelo Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG), a endometriose atinge 1 em cada 10 mulheres.

Segundo Fernando Prado, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana, estes números provavelmente são ainda maiores. “Em muitos casos, o diagnóstico é falho e tardio. Para muitas mulheres a endometriose também pode ser uma doença silenciosa. Em todo mundo infelizmente ocorre um intervalo médio de aproximadamente 7 anos desde os primeiros sintomas até o diagnóstico”, lamenta.

O especialista explica 5 fatos sobre a doença, que toda mulher precisa saber:


  • Entre os principais sintomas da endometriose estão dor intensa na região pélvica, piora da dor durante o período menstrual, dor durante a relação sexual, sangramento menstrual intenso ou irregular, alterações intestinais durante a menstruação e dificuldade de engravidar. 
  • A doença possui como uma de suas mais marcantes características um caráter evolutivo, ou seja, começa com lesões superficiais, facilmente tratáveis, e evolui até atingir quadros graves como acontece na endometriose profunda intestinal ou quando atinge os ovários, tornando o tratamento bem mais complexo. 
  • É essencial que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível. Apesar de muita gente acreditar que a endometriose não tem cura, quando tratada com medicamentos ou por laparoscopia onde todas as lesões são removidas, pode-se dizer que a mulher está completamente curada.
  • Com o tratamento adequado a doença dificilmente retorna. O que de fato pode acontecer é a recidiva mesmo após anos sem sintomas, quando a mulher estava realizando tratamento e interrompeu ou quando a paciente volta a ter o mesmo fluxo de menstruação de antes sem as medicações e tratamentos corretos. 
  • A endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina. Em média de 30% a 50% das pacientes são afetadas, mas isso não significa que não conseguirão mais engravidar. Dados da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia afirmam que 60% das mulheres com endometriose conseguirão engravidar. As 40% restantes, de fato, deverão passar por tratamento, seja por videolaparoscopia ou técnicas de reprodução assistida como a fertilização in vitro.
 
Se você tem algum desses sintomas procure seu médico para se cuidar!

Um abraço.

Van


Compartilhe esse post! 👇

3 comentários :

  1. Além dos 5 fatos sobre a endometriose, fiquei surpresa com a demora do diagnóstico. Esse tempo médio de 7 anos prejudica muito o tratamento não é?

    ResponderExcluir
  2. Nathalia Geromel06 abril, 2021

    Nossa é muito bom ter posts informativos como esse. A endometriose pode atrapalhar muito na saúde da mulher né? Gostei dos 5 fatos que você trouxe, exclarecedores

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Não sabia de todos esse fatos sobre endometriose. Conheço amigas que enfrentam essa doença.

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van