Óleo Essencial de Copaíba Bálsamo para a Pele

 

Óleo Essencial de Copaíba Bálsamo para a Pele


Óleo de Copaíba é um bálsamo para a pele!

Remédio popular usado contra mais de 50 tipos de doenças, o óleo da Copaíba é uma grande aliada quando o assunto é a pele, cuide da sua de forma 100% natural. Confira! 

O óleo de copaíba foi apelidado de "bálsamo da Amazônia" devido às suas qualidades. Ele é composto por 72% de sesquiterpenos (hidrocarbonetos) e 28% de diterpenos (ácidos carboxílicos), no entanto, a composição pode variar conforme o tipo de copaíba, idade da árvore, solo e outros fatores.

Os sesquiterpenos encontrados no óleo-resina são o β-cariophileno, responsável pela ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica; o β-bisaboleno, com ação analgésica; dentre muitos outros compostos. São os sesquiterpenos os responsáveis pelo aroma do óleo e por suas propriedades antiviral e antiúlcera.

Os diterpenos são responsáveis pela maioria das propriedades terapêuticas. Entre eles estão o ácido copaífero, ácido copálico, ácido calavênico e colavenol. O ácido copálico é conhecido como marcador da copaíba, pois é um componente presente em todos os óleos de copaíba independente do tipo de solo ou da árvore.

O óleo de copaíba é muito usado para fins medicinais nas indústria cosmética e farmacêutica, com funções como antibióticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.


Algumas aplicações do Óleo Essencial de Copaíba:

    - Antisséptico e antitetânico;

    - Expectorante: aplicação de quatro gotas do óleo misturado com mel ajuda na expectoração;

    - Infecções: gargarejo com o óleo ajuda em inflamações na garganta e amigdalite. Também é eficaz para infecções genitais e hemorroidas;

    - Antitumoral: capacidade de agir contra as células cancerígenas responsáveis pelo câncer de mama, próstata e cólon;

    - Contra reumatismo e dores musculares: fazer massagem com o óleo de copaíba ativa a circulação sanguínea, aliviando dores, reumatismo e inflamações. Também auxilia no tratamento de gota;

    - Doenças de pele: por ser anti-inflamatório, quando aplicado sobre a região afetada, auxilia no tratamento de dermatites, urticárias, psoríase, acnes, herpes, feridas, leishmaniose, picadas de insetos e picada de cobra.

    - Hemorragias.

Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo auxilia no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta. É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.

Nos cabelos, também possui benefícios, razão pela qual o óleo de copaíba é utilizado nas indústrias cosméticas na fabricação de xampus e cremes hidratantes. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.

Além de ser um componente usado na formulação de xampus, é muito utilizado como fixador de aromas em perfumes; serve também como ingrediente para fazer sabonetes e sabões. Na indústria alimentícia, serve como aditivo alimentar, sendo um produto aprovado pela Food and Drug Administration, dos EUA.

Também é usado na odontologia, na formulação de cimentos para obturações. A mistura com o óleo evita irritações e a proliferação de bactérias.

Lembre-se que, para todas as aplicações, deve ser utilizado o óleo 100% natural e puro, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.

Não usar o óleo puro, usar sempre um óleo 100% natural.

Recomendo sempre o uso dos óleos da Young Living.

Um abraço

Van

3 comentários :

  1. normeide neto de carvalho24 novembro, 2020

    Adorei conhecer mais sobe o óleo essencial de copaíba. Quanta informação incrível. Sou do interior e minha mãe costumava usar as ervas como medicamento quanto éramos crianças, então é muito legal saber que hoje esses efeitos terapêuticos já são reconhecidos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse Óleo de Copaíba! Achei incrível um produto natural com tantas funções diferentes. Que demais esse Óleo de Copaíba!

    ResponderExcluir
  3. Eu usei óleo de copaiba em uma época que sentia dores no joelho e aliviava muito. Gosto de experimentar esses tratamentos mais naturais. Sempre ajudam e, em geral, são mais suaves.

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van