10 dicas para que a viagem de carro seja mais segura

 

10 dicas para que a viagem de carro seja mais segura

Cansaço e sono são segunda causa de acidentes nas estradas! 

De acordo com recente estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), as atividades turísticas registraram aumento pelo quinto mês consecutivo, apontando o reaquecimento do setor. O Turismo Doméstico é um dos segmentos que mais impulsionam esse mercado.

Indicadores do segmento de aluguel de carros, por exemplo, já apontam falta de veículos para atender a demanda nas festas de fim de ano. Já a plataforma de turismo Kaya, realizou pesquisa com 1 mil usuários e mostra que 63% dos entrevistados optaram por viagem em família para destinos próximos.

As redes hoteleiras se adaptam com rapidez e eficiência para ter o turista de volta, mas uma questão é vital para o Turismo Doméstico: a segurança na hora de viajar de carro. No site do Programa Respeito a Vida do Governo do Estado de São Paulo, as estatísticas mostram que 60% das causas de acidentes nas estradas são por cansaço e sono dos motoristas e a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana.

A pandemia trouxe o trabalho para dentro de casa e com isso mais exigências, causando excesso de cansaço intelectual e mais estresse, interferindo diretamente no sono. Outros fatores como refeições pesadas, doença ou uso de medicamentos também afetam o descanso.

Veja à seguir 10 dicas para que a viagem de carro seja mais segura


1. A manutenção nos veículos antes de uma viagem é extremamente importante: qualidade dos pneus e calibragens corretas, palhetas do limpador de para-brisas novas, amortecedores, freios, faróis e lanternas, tudo deve ser testado e verificado antes de pegar a estrada.

2. A monotonia, a posição de dirigir desconfortável, temperaturas extremas (calor ou frio), falta de ventilação dentro do veículo, problemas visuais, que forçam a vista e dirigir à noite são situações que influenciam muito o condutor a ter sono.

3. A pressa em chegar ao destino costuma fazer com que o motorista ignore sinais evidentes de sono, como bocejos frequentes, a famosa “pescada”, concentração falha, olhos pesados que facilmente fecham ou perdem o foco.

4. Outros indícios que pedem uma parada para descanso são o mau humor súbito, impaciência, câimbra, pernas e braços formigando ou quando está dirigindo como uma pessoa alcoolizada, que não consegue dirigir em linha reta ou muda subitamente de faixa.

5. Evite dirigir na madrugada, especialmente entre as 2h e as 6h da manhã, a temperatura do corpo tende a cair, o que dá mais sono.

6. Mantenha o carro ventilado, ar não renovado dá sono.

7. Faça uma viagem tranquila, sem estabelecer horário rígidos de saída, chegada e das paradas, afinal é um passeio em família e não uma competição.

8. Evite comer uma feijoada ou alimentos muito pesados antes de dirigir. Isso pode provocar sonolência por causa da digestão lenta.

9. O recomendado é parar a cada duas horas. Uma parada para um xixi, um café, esticar as pernas e fazer o sangue circular, ajudam muito a manter a energia para mais duas horas ao volante.

10. Caso o sono vença todos esses esforços, não hesite, pare imediatamente em um local seguro e tire uma soneca. Especialistas afirmam que de 20 a 30 minutos de descanso renovam o motorista.

Se cuidem e boa viagem! Lembre-se sempre que a "carga" é preciosa, sua família! 

Um abraço

Van


2 comentários :

  1. Adorei seu post com as 10 dicas para que a viagem de carro seja mais segura, Van! Como aqui só o marido dirige em viagens longas, meu papel muitas vezes é fazer companhia e ficar conversando, além de ser DJ de viagem! haha Temos que tomar muito cuidado mesmo. Um coisa: tem uma formiga gigante na perna da sua filha mais velha ou é impressão minha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le, eu tb tenho essa função nas viagens rsrs é um inseto de plástico rsrs

      Excluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van