Como ter uma gravidez mais consciente

 Como ter uma gravidez mais consciente

Mindfulness é uma prática popular ótima para sua saúde mental. Veja como fazer isso funcionar para você durante a gravidez.

Como ter uma gravidez mais consciente
Foto DEAN MITCHELL/GETTY IMAGES

Os benefícios da atenção plena são bem documentados - inúmeros estudos mostram como ela ajuda os profissionais em tudo, desde ansiedade e depressão até insônia e perda de peso. Mas você sabia que a atenção plena também tem sérias vantagens durante a gravidez?

Continue lendo para aprender mais sobre os benefícios da atenção plena enquanto espera e confira nossos conselhos para implementar o mindfulness em sua rotina diária.

O que é atenção plena / mindfulness?

De acordo com Tracy Donegan, uma parteira com treinamento médico na Irlanda e fundadora do popular programa mundial de educação para o parto GentleBirth, atenção plena é o simples ato de "prestar atenção, propositalmente, sem julgamento". Sim, é semelhante à meditação, mas a atenção plena é um pouco mais simples e informal - é muito menos "om" e muito mais "tudo vai ficar bem". A atenção plena frequentemente ocorre na forma de percepção da respiração, concentração focada ou simplesmente sentar.

Você não precisa ser um iogue hiperflexível ou um guru de meditação zen para colher os benefícios da atenção plena. Pode simplesmente verificar seu corpo e sua mente, concentrando-se no momento presente. Ashley Jonkman, uma escritora freelance e mãe de três filhos, usou a atenção plena simples durante sua terceira gravidez. “Honestamente, com outras duas crianças para cuidar e meu próprio negócio para administrar, eu não tive muito tempo extra”, diz ela. "Minha prática consciente frequentemente acontecia enquanto eu estava lavando a louça, lendo uma história para meus meninos ou tentando colocar todos no carro inteiros."

Donegan também enfatiza como pode ser fácil incorporar atenção plena em sua vida: "Atenção plena é algo que você pode fazer enquanto esvazia a máquina de lavar louça, enquanto toma banho. Não se trata de sobrecarregá-la com trabalho adicional que você tem que fazer durante a gravidez . "

Os benefícios da atenção plena durante a gravidez

Mindfulness tem baixo custo, baixo risco e é fácil de aprender, por isso foi pesquisada exaustivamente ao longo dos anos. Na verdade, a atenção plena durante a gravidez é cada vez mais recomendada pelos médicos. Uma revisão sistemática de evidências de 2017 sugere que as práticas de atenção plena podem ajudar na ansiedade, depressão e estresse durante o período perinatal. Um estudo de maio de 2017 mostrou que a educação para o parto baseada na atenção plena ajudou as mulheres a lidar com o medo e a dor durante o parto. E um estudo de fevereiro de 2015 publicado na revista Early Human Development descobriu que a atenção plena materna durante a gravidez também pode afetar positivamente os bebês após o nascimento.

No labirinto de exames de sangue, equipamentos para bebês e planos de parto que acompanham a gravidez moderna, é fácil sentir-se sobrecarregada e estressada. Nancy Bardacke, CNM, enfermeira parteira certificada, professora de mindfulness, diz que a atenção plena é uma maneira simples de se sentir mais contente: "Os pais de hoje têm muito em que pensar, já que a vida está indo muito rápido e sabemos que muitas dificuldades relacionadas à saúde estão relacionadas ao estresse. Então, como podemos aprender a desacelerar e se acalmar? Mindfulness é treinar a mente para trabalhar com o corpo, então você é mais em equilíbrio."

Tanto Bardacke quanto Donegan dizem que a atenção plena também pode ser uma ferramenta poderosa na criação de filhos, inclusive durante as intensas semanas imediatamente após o nascimento. Para Donegan, estar atento "realmente ajuda você a manter uma mentalidade flexível quando se trata de nascimento e paternidade. Nós pensamos que sabemos como deveria ser e muitas vezes acaba sendo muito diferente. Mindfulness constrói resiliência emocional, então se algo surgir em você não espere, você pode se recuperar. "

Como praticar mindfulness durante a gravidez

Se você gostaria de tentar praticar durante a gravidez, não se deixe intimidar. Existem muitos livros, aplicativos e outras ferramentas que podem ajudá-lo a começar. Um desses aplicativos é o premiado Stop, Breathe & Think (gratuito; App Store e Google Play), que atualmente tem mais de 3 milhões de downloads. Os usuários começam verificando suas emoções. Em seguida, eles podem fazer uma ampla gama de atividades: assistir a vídeos de ioga e acupressão, participar de meditações guiadas, praticar respiração profunda e muito mais. O resultado final é maior foco, uma mente clara, sono melhor e níveis mais baixos de estresse.

Aqui estão algumas outras dicas para praticar durante a gravidez:


Mantenha simples. Não comece tentando meditar por 30 minutos por dia e sinta-se culpado se não conseguir continuar. "Comece apenas escovando os dentes com atenção", diz Donegan, "depois vá entrando lentamente em uma agenda já lotada." Cada pequena ajuda ajuda, mesmo apenas alguns minutos de atenção plena por vez.

Bardacke diz que você pode realmente usar sua gravidez como uma forma de se lembrar de estar atento: "Deixe o bebê ser seu professor de atenção plena desde o início. Quando você sentir o bebê se movendo, pare e volte ao momento presente, se puder . Sinta o bebê em sua barriga, sinta a respiração enquanto a barriga sobe e desce, e simplesmente esteja presente com seu bebê."

Em suma, um pouco de atenção plena - praticada de qualquer maneira que faça sentido para você e seu estilo de vida - pode realmente ajudar na sua transição para a paternidade. Jonkman diz que sua prática consciente continua a fornecer benefícios após o parto: "Eu amo a atenção plena porque é uma coisa pequena e invisível que posso fazer por mim mesma que me ajuda a enfrentar o dia como a pessoa - mãe, esposa, amigo, eu - que Eu quero ser."


Eu gosto de praticar a atenção plena usando óleos essenciais que me ajudam à centrar no aqui e agora, gosto de colocar 1 gota de lavanda no chakra do coração.

Se quiser papear mais sobre esse assunto estou à disposição!

Van

Um comentário :

  1. Que interessante esse post! Não conhecia esse termo mindfulness. Adorei ler como ter uma gravidez mais consciente,

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van