RECUPERAÇÃO PÓS-PARTO: O QUE TODA MÃE PRECISA SABER

 A recuperação pós-parto é frequentemente tratada como uma reflexão tardia em muitos livros e aulas de pré-natal, mas é uma parte extremamente importante do processo de gravidez, parto e maternidade. É uma época de alta intensidade, grandes mudanças e experiências intensificadas, mas também é uma época que exige muito esforço físico e emocional e que precisa de apoio.

RECUPERAÇÃO PÓS-PARTO: O QUE TODA MÃE PRECISA SABER

Oficialmente falando, o período pós-parto / puerpério começa assim que o bebê nasce e é geralmente classificado nas primeiras seis a oito semanas depois, no entanto, depois de dar à luz, você sempre está no pós-parto. Não há como voltar a ser exatamente como ou quem você era antes.

A recuperação pós-parto inclui recuperação física e emocional e, embora seu bebê seja a prioridade, não há razão para negligenciar ou ignorar suas necessidades durante este período, e responder bem a elas pode realmente fornecer uma base realmente forte para se ajustar à maternidade e melhor servir a sua bebê também.

Aqui vou falar sobre as maneiras multidisciplinares em que você pode ajudar na recuperação pós-parto, o que esperar do seu corpo pós-parto - fisicamente, mentalmente e emocionalmente, e como navegar pelos altos e baixos do pós-parto.


O que esperar do seu corpo

Cada mulher e cada parto são diferentes, portanto, embora existam alguns sintomas e experiências típicas que acompanham o período de recuperação pós-parto, todos eles são variáveis ​​e individuais.

Portanto, vamos examinar algumas das partes mais significativas do processo de recuperação pós-parto.

Sangrando

Depois de dar à luz, você terá sangramento e dores, pois seu útero continua a se contrair de volta (eventualmente) ao tamanho pré-parto.

Essas cólicas são acompanhadas pelos lóquios, que é o sangramento pós-parto que pode durar até seis semanas. Compre calcinhas grandes ou mesmo descartáveis ​​para os primeiros dias, quando o sangramento estiver mais forte.

Indo ao banheiro

Ir ao banheiro pela primeira vez após o parto pode ser intimidante e, às vezes, doloroso. O melhor conselho é respeitar o seu tempo, tente colocar os pés em um degrau baixo e pegue uma garrafa de água apertada para derramar sobre você quando tiver que fazer xixi ou cocô. Manter-se muito bem hidratado após o parto e aumentar a ingestão de fibras fará maravilhas para garantir que tudo transcorra sem dor.

Saindo do hospital

Quando você entra no hospital, há uma grande expectativa, mas quando você tem que sair com seu bebê em uma pequena cadeirinha, é muito mais assustador. Este é o momento em que tudo começa a parecer incrivelmente real e depende de você assumir a partir daqui. É normal sentir-se assustado ou até oprimido neste ponto. É um momento surreal, mas também para ser apreciado.

A colisão

Muitas mulheres ficam surpresas com o quão grávidas podem cuidar depois de terem seus bebês. Sim, o bebê, a placenta e o líquido amniótico podem ter evacuado seu útero, mas leva semanas e meses para que seu estômago "esvazie". É perfeitamente normal ainda parecer grávida depois de ter o bebê, então, se alguém se atrever a perguntar 'para quando?' tente vê-lo como uma parte normal do processo pós-parto, em vez de um comentário mal direcionado.

Caos hormonal

É provável que seus hormônios estejam em ebulição, já que a produção de estrogênio e progesterona pelo corpo atinge os níveis da menopausa dias e semanas após o nascimento. Essas mudanças hormonais são responsáveis ​​pelos altos e baixos emocionais e são responsáveis ​​por alguns dos baby blues que podem tirar o fôlego de suas velas. Existe um período de anticlímax que pode acompanhar o processo de recuperação pós-natal e isso também é perfeitamente esperado, mas se você acha que dura mais do que alguns dias, vale a pena conversar com um profissional de saúde sobre a possibilidade de depressão pós parto.

Enquanto seus hormônios se reequilibram, vale a pena cortar o açúcar, a cafeína e o álcool, pois eles podem exacerbar os sintomas. Em vez disso, tente aumentar a ingestão de fibras, gorduras saudáveis ​​e proteínas, pois isso ajudará a equilibrar seus hormônios.

Seios ingurgitados

Quando o seu leite chega, é uma loucura, você sabe disso. Muitas vezes, os seios ingurgitados podem parecer sólidos como uma rocha e incrivelmente doloridos. Existem coisas que você pode fazer para aliviá-los - lembre-se de massageá-los e fazer uma ordenha de alívio - tem um post sobre isso aqui

Recuperação - lá embaixo

O trauma perineal infelizmente faz parte da experiência de recuperação pós-parto de muitas mulheres. Após o parto, você pode descobrir que está se sentindo machucada e espancada lá embaixo. Se você fez uma laceração ou episiotomia, pode levar algumas semanas para que a sensação volte ao normal. Enquanto você estiver no meio disso, tente tomar comprimidos de arnica ou usar uma bolsa de gelo ou um banho de assento (se recomendado por sua parteira).

Cicatrizes da cesárea

Se você fez uma cesariana, sentirá dores, inchaço e também gases, a região pode ficar sem sensibilidade, se após um tempo você ainda sentir estranho na cicatriz precisa olhar com mais atenção.  As adesões de cicatrizes podem afetar a fertilidade, dores nas costas, pélvis e menstruações, para citar apenas alguns, então definitivamente vale a pena dar uma olhada com um especialista!

Pequenos vazamentos

Ninguém gosta de falar sobre os pequenos vazamentos de urina que muitas vezes podem acontecer de forma inesperada nos primeiros dias da recuperação pós-parto. O termo médico é incontinência de esforço e a maioria das mulheres tem isso nas primeiras semanas após o parto. No entanto, se você descobrir que ainda está vazando urina alguns meses após o parto, vá e consulte o fisioterapeuta de saúde de uma mulher, pois isso não é normal.

Padrão de respiração alterado

Durante a gravidez, o diafragma é empurrado para cima para dar espaço para o bebê em crescimento, mas nem sempre se reajusta tão bem depois. Isso tende a contribuir para padrões respiratórios comprometidos. A respiração ideal nos ajuda a fortalecer o núcleo, bem como a reduzir as chances de 'estresse' desnecessário e toda nova mamãe pode fazer isso! Reserve uma sessão com um terapeuta / médico que possa fazer algum trabalho manual em seu diafragma E lhe ensinar técnicas de respiração fáceis que você pode praticar em casa.  

Suor noturno

As primeiras semanas da nova maternidade costumam ser acompanhadas de suores noturnos em que todo o seu corpo fica encharcado. Esses períodos bastante desconfortáveis ​​estão ligados aos hormônios em seu corpo trabalhando horas extras. Lembra como eu disse que seus hormônios imitam a menopausa na recuperação pós-natal? Bem, eu não estava brincando e ondas de calor e suores noturnos fazem parte da 'diversão', mas devem se acalmar depois de alguns meses.

Transição para a maternidade

De longe, um dos tópicos menos explorados da recuperação pós-parto é a transição mental para uma nova maternidade. É um momento difícil em muitos aspectos, pois tudo é tão intenso e implacável, mas encontrar tempo para dizer adeus ao seu antigo eu e dar as boas-vindas ao seu novo é realmente importante. Ter uma rede próxima de outras mães novas é muito importante para se sentir menos sozinha durante essa grande transformação. Embora a maternidade possa ter sido algo que você desejava há muito tempo, isso não significa que aceitar a realidade dela não seja um desafio à sua maneira. Meu conselho é marcar algum tempo para o autocuidado, por mais fugaz que seja. Um chá quente, um banho mais longo do que o normal, uma caminhada até a loja sozinha.

Vida como pais

Da mesma forma, ajustar-se à sua nova identidade de pais é um desafio. Você passou de um casal para uma unidade familiar, e essa transição também leva tempo. Assim como você precisa de tempo para se ajustar à maternidade, tente agendar um horário para discutir seu relacionamento e dar a você e seu parceiro espaço para se comunicar e se conectar. É normal achar a experiência da nova paternidade desestabilizadora, mas com o tempo ela se acalma.

Sexo depois do bebê

O essencial é encontrar uma maneira de redefinir como será uma vida sexual saudável e feliz agora que vocês são pais. Os parâmetros de seu relacionamento mudaram de todas as maneiras possíveis, mas isso não precisa significar uma vida sexual pior, apenas diferente.

Lidando com traumas

Quer sua gravidez tenha sido obscurecida pela preocupação, seu parto tenha sido um desafio ou sua recuperação pós-parto tenha sido particularmente difícil, todas essas grandes mudanças em sua vida podem ser desorientadoras e, em alguns casos, traumáticas. Se você teve um parto difícil, por exemplo, certifique-se de agendar um horário para fazer um interrogatório com um profissional médico de confiança ou conselheiro para que você possa compartilhar sua experiência e esperançosamente obter algumas dicas sobre o porquê do quê.

Desejo que seu maternar seja leve! Me siga nas redes sociais para partilharmos mais!

Um abraço

Van

Postar um comentário

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van