Benefícios de Amamentar o Bebê na Primeira Hora

Benefícios de Amamentar o Bebê na Primeira Hora

Você sabe a importância de amamentar o bebê na primeira hora? Tanto mamãe quanto bebê saem beneficiados! E se prosseguir amamentando os beneficios são ainda maiores.

Amamentação na Primeira Hora
Nic sendo amamentada na primeira hora.

A hora de ouro

A primeira hora de vida do bebê com a mamãe, assim que nasce, tem sido chamada pelos especialistas de "golden hour" (hora dourada). De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) todas as rotinas com o bebê tais como dar banho, pesar ou enrolar nos campos estéreis devem ser evitadas até que o bebê mame, durante a primeira hora de nascimento.
Isso contribui para salvar a vida de muitos bebês, pois o aleitamento materno na primeira hora de vida ajuda a mulher a ter leite mais rapidamente além de auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia pós-parto.
Na primeira hora, o bebê precisa ser tocado, abraçado, aquecido pele a pele pela mãe e sentir-se bem recebido. Desses primeiros momentos ele vai extrair os alimentos para a sua autoestima futura e seu desenvolvimento saudável.
O colostro, aquele líquido viscoso amarelo-dourado que sai antes do leite, é 20 vezes mais rico em anticorpos do que o próprio sangue da mãe (por exemplo, nos teores de gamaglobulinas).
É também mais concentrado em proteínas, vitaminas, sais minerais, entre outros. E propicia ao recém-nascido uma imunidade passiva que durará pelo menos seis meses, momento a partir do qual ele já estará apto a produzir seus próprios anticorpos.

O colostro é liberado num volume médio de 3 à 5 ml por mamada, durante cerca de uma semana, quando começa a produção do leite de transição. Que por sua vez é mais abundante e já tem a aparência do leite que conhecemos, sendo mais calórico e mais rico em gorduras, vitaminas e lactose.

O colostro é também a única substância capaz de eliminar todos os resíduos de mecônio do intestino do bebê, prevenindo o aparecimento de alergias, infecções e diarreia. Graças ao adequado controle e equilíbrio na colonização das bactérias que ali se desenvolvem. No dia do parto, o colostro se apresenta ainda mais rico.

Acreditamos também que quanto antes a amamentação começa maior também será seu tempo de duração. Pois a amamentação ainda na sala de parto na primeira hora melhora a interação entre mamãe e bebê.

É lei!

Existe uma portaria de 2014 que Ministério da Saúde determina que, ao nascer, o bebê deve ser colocado de imediato no colo da mãe, favorecendo a primeira mamada. A portaria normatiza procedimentos comprovados por estudos científicos que mostram os benefícios dessas práticas para a saúde da criança e da mulher. Tais diretrizes oficializam recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e fazem parte da organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido no Sistema Único de Saúde (SUS).

Referências

UNICEF/ OMS www.promatrix.com.br Pour une Naissance sans Violence - LEBOYER, F. -1974 Birth Reborn- Odent, M. - 1984


Postar um comentário

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van