Mães de primeira viagem: como escolher o obstetra

 

escolha do obstetra ideal
Foto: Camylla Battani/Unsplash

A escolha do obstetra que irá realizar o pré-natal, acompanhar o parto e orientar o puerpério é fundamental para garantir a saúde e a segurança da mãe e do bebê. Muitas vezes, quando possível, a mulher opta pelo médico ginecologista que já a acompanha. No entanto, nem todos os profissionais atuam nas duas áreas. Por isso, se há a necessidade de recorrer a um novo nome é importante estar atenta a algumas orientações.

A ginecologia é a área da medicina responsável pelos cuidados com a saúde da mulher. “É a especialidade que atua tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças que acometem os órgãos genitais femininos”, explica a Rede D’or São Luiz em seu site institucional.

Já a obstetrícia é direcionada para os cuidados da mulher gestante, sendo o especialista responsável por acompanhar a paciente desde a gestação até os 28 dias seguintes ao nascimento da criança. Alguns médicos podem ter a titulação de ginecologista e obstetra, mas não é uma obrigatoriedade.

Por isso, quando há a necessidade de buscar um profissional obstetra, as gestantes devem fazer uma pesquisa criteriosa. A primeira orientação é pedir indicações ao médico ginecologista, à família e às amigas. Caso tenha plano de saúde, é válido marcar consultas para conhecer os profissionais disponíveis.

Também é importante pesquisar sobre a formação do obstetra e saber como e onde realiza o parto. Todas essas informações auxiliam na escolha. Por isso, é aconselhável marcar quantas consultas forem necessárias, até encontrar o profissional que esteja em sintonia com o que a mulher busca para esse momento.

Consulta com o obstetra


Durante a consulta, a gestante deve falar sobre como deseja realizar o pré-natal e o parto, esclarecer dúvidas e ouvir a forma de trabalho do obstetra para avaliar se é compatível com o que ela deseja.

Nesse primeiro contato, é importante avaliar a atenção e a disponibilidade do profissional, que deve oferecer tranquilidade para escutar, clareza e paciência para informar, além de canais para atendê-la 24 horas.

Atribuições


O obstetra ideal é aquele que transmite confiança e segurança para a paciente. Além de fazer parte de um dos momentos mais importantes da vida da mulher, o profissional tem uma série de atribuições importantes. Ele é responsável pelos cuidados específicos no caso de uma gravidez de risco, os diagnósticos precoces que podem detectar problemas de saúde no bebê, a orientação sobre o parto e o aleitamento materno, dentre outros.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) explica que durante o pré-natal, a gestante e o obstetra devem criar um plano de parto, documento com as solicitações que serão atendidas no momento do nascimento do bebê. "O documento pode fazer diferença ao nortear a equipe médica a realizar um parto único, feliz e seguro para mãe e filho."


Se precisar de ajuda para a elaboração do seu plano de parto, me contate! Podemos fazer juntas através de encontros on-line ou presencial, onde esclarecerei todas as suas dúvidas e darei orientações de acordo com as evidencias cientificas mais recentes.

Um abraço!

Van


2 comentários :

  1. Olá tudo bem? A minha obstetra foi a plantonista da noite, fui bem tratada e minha filha veio com tranquilidade e dignidade, pois o parto foi pelo SUS.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu quando engravidei a primeira vez escolhi meu obstetra, um amigo que trabalhava comigo. Acabou que no meu segundo filho tb foi ele. É muito importante a confiança no seu médico, principalmente mães de primeira viagem.

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van