Dor de crescimento: como lidar com este incômodo

 

criança com dor de crescimento

Pediatra explica o que é a dor de crescimento e ensina como lidar com este incômodo

Queixas de dores em membros são comuns em crianças a partir dos três anos de idade; segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, condição afeta cerca de 10% a 20% dos pequenos

Durante o dia, a criança corre, pula e joga bola sem nenhuma dificuldade – e inclusive reclama quando é hora de parar a brincadeira. De noite, porém, surge uma dor intensa e inexplicável, a ponto de levar a criança ao choro e na manhã seguinte a criança está totalmente assintomática e não apresenta nenhuma limitação física. “Relatos como este podem sugerir  Dor de Crescimento, que além do aparecimento noturno ,  normalmente é bilateral e sua localização preferencialmente  nas coxas, canelas, panturrilhas ou atrás dos joelhos”, afirma a Dra. Felícia Szeles, pediatra.

Trata-se de uma condição benigna, de evolução crônica e de curso autolimitado, acometendo de 10% a 20% das crianças . O início das crises geralmente ocorre entre 3-6 anos , podendo afetar meninos e meninas igualmente e é possível detectar história familiar positiva.  Embora não tenha relação com nenhuma fase do crescimento físico, o termo “dor do crescimento” foi consagrado pelo seu uso frequente e, apesar de muito comum e ser benigna, é um diagnóstico de exclusão e sempre deve ser diferenciada de outras causas de dor presentes em doenças mais sérias. 

Segundo a especialista, não há explicação totalmente comprovada sobre as causas dessa dor. “Algumas teorias falam sobre a hipermobilidade articular e fadiga muscular que ocorrem em dias de muita atividade física realizada pelas crianças, que provocariam a dor noturna”, explica. Ela lembra que, quando a dor não é sempre no mesmo local e não vem acompanhada de  febre, emagrecimento, manchas nas pernas, inchaços ou limitação do caminhar, os pais podem ficar tranquilos. “Mas uma consulta com o pediatra é fundamental para afastar outras suspeitas”, alerta Dra. Felícia.

A médica reforça que sempre deve-se descartar problemas de caráter emocional , . "A criança triste sente dor de fato. Motivos são vários como a entrada ou mudança de escola ou até mesmo a chegada de um irmãozinho”, esclarece ela.

Por isso, para amenizar as dores, a pediatra recomenda um tratamento de acolhimento por parte dos pais. “É interessante dar atenção às reclamações e ficar ao lado da criança. Para aliviar o incômodo, os pais podem fazer uma massagem na região. Se for muito forte, os pais podem dar um analgésico simples ou usar uma bolsa de água quente no local”, diz a médica. Outra dica é fazer alongamentos regularmente, o que pode ajudar na prevenção.

A Dra. ainda ressalta que as dores não causam nenhum tipo de deformidade nem restrição de movimentos. “Do mesmo jeito que ela vem, ela vai, mas o mais importante é sempre consultar o pediatra para que ele descarte condições mais graves”, finaliza a especialista. 


Espero ajudar!


Um abraço!


Van


4 comentários :

  1. Nathalia Geromel30 maio, 2021

    É importante sempre estar atento aos sinais e as dores do crescimento né? Bem legais as suas dicas de como lidar.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom e esclarecedor para nós, mães. De fato, o assunto Dor nos ossos das crianças sempre nos preocupa, pois nos dá medo de ser outras coisas piores. Bem esclarecedoras as ponderações da doutora. obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto sobre Dor de crescimento. Eu estava procurando justamente informações de como lidar com este incômodo. Estamos passando por isso aqui em casa. Adoro acompanhar seu blog. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Angela Martins29 julho, 2021

    Meus filhos já tiveram essas dores do crescimento. Adorei o post porque nao encontrei muito material sobre o assunto. Teve médico que já me falou que isso não existia.

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van