Como fazer um plano de parto? Guia da Doula.

 

Como fazer um plano de parto? Guia da Doula.

Você está pronta para criar seu plano de parto? Como doula eu já vi um monte de planos de partos diferentes. Eu vi a experiência positiva que eles podem proporcionar, mas também a maneira como eles podem deixar algumas mulheres decepcionadas.

Uma coisa que é certa, eu recomendo criar um plano de parto antes de dar à luz.

No geral, vejo os planos de parto como uma ferramenta de empoderamento que faz as mães pesquisarem e pensarem mais sobre o nascimento antes que ele aconteça!

Assim como a preparação para o parto, o processo de criação de um plano de parto ajuda a eliminar um pouco do medo e ansiedade em torno do nascimento, pois revela um pouco do desconhecido.

Pronta para mergulhar nos prós e contras de criar um plano de parto, diferentes tipos de planos de parto, e coisas a considerar à medida que você cria o seu? Então vamos lá!

A ressalva ao plano de parto

Há uma ressalva muito grande que eu gosto de falar sobre o plano de parto - não deixe que ele atraplahe sua experiência de um parto positivo! Um plano de parto deve ser algo que você planeja como seus "desejos para o parto".

É uma chance para você refletir sobre o que você acha que quer, e o que você acha que definitivamente não quer.

Dê o seu melhor para deixá-lo flexível! É impossível saber como seu parto irá progredir. Criar um plano de parto rígido e, em seguida, ter as coisas ir diferente pode fazer você se sentir decepcionada e um parto mais difícil de processar mentalmente.

Não quero que isso aconteça com você!

O que é um plano de parto?

O plano de parto é basicamente um guia ou formulário que permite à sua equipe de parto saber suas preferências em torno do trabalho de parto, nascimento, cuidados imediatos de recém-nascidos e internação pós-parto.

É uma chance de pensar através de suas preferências antes de você estar realmente em trabalho de parto. É para obter conversas sobre intervenções, alívio da dor e procedimentos de cuidados de recém-nascidos antes do grande dia.

O Plano de parto é uma maneira de ter sua voz ouvida antes e durante o parto para que nós (sua equipe de parto e parto) possamos ajudá-la a ter o melhor parto possível!

Como fazer um plano de parto? Guia da Doula.

Quando devo fazer meu plano de parto?

Você definitivamente quer ter seu plano de parto concluído antes de entrar em trabalho de parto... mas um antes disso é ainda melhor! Recomendo começar a pensar no seu plano de nascimento no início do terceiro trimestre.

Você não precisa se sentar e completar tudo, mas olhar alguns modelos de plano de nascimento e considerações (como os abaixo!) pode fazer as conversas começarem e ajudam você a criar um plano que você se sente bem.

Complete-o antes das 37 semanas
Idealmente, você deve terminar seu plano de parto em algum momento entre as semanas 35 e 37, desta forma você pode discuti-lo em detalhes com o seu médico e equipe. Em seguida, pergunte se o plano de parto pode ser incluído no seu prontuário hospitalar. Alguns hospitais fazem isso como prática padrão, mas muitos você terá que solicitar.

Se você é capaz de entregar uma cópia do seu plano de parto antes do grande dia no hospital, ótimo! Mas ainda assim, leve uma (ou mais) cópias impressas apenas no caso de se perder em algum lugar.

Por que é importante criar um plano de parto?

Basicamente, um plano de parto diz à sua equipe de parto o que você quer e não quer que aconteça durante o seu trabalho de parto e parto.

Mas, são pelos motivos abaixo que os planos de parto podem ser tão eficazes e importantes:

  • Faz você pensar em decisões de trabalho de parto, parto e cuidados com recém-nascido
  • Estimula o diálogo e as questões em torno do trabalho de parto, parto e cuidados com recém-nascido
  • Ajuda você a visualizar sua experiência
  • Expõe à você a possíveis opções e resultados
  • Lhe dá voz em sua experiência de parto e pode ajudar com à ter seus desejos atendidos
  • Fornece ao seu parceiro e outros membros de sua equipe de parto uma fonte de defesa dos seus desejos em seu nome
  • Inspira pesquisas sobre diversas intervenções, opções, políticas e normas associadas ao trabalho de parto, parto, assistência imediata ao recém-nascido e sua internação após o nascimento
  • Cria uma oportunidade para aprender mais sobre as políticas do seu local de parto e procedimentos de cuidados padrão
  • Reduz a ansiedade sobre o nascimento e cria uma sensação de controle e confiança
  • Capacita as mães a assumir um papel ativo em seus cuidados!

Quais são os objetivos de um plano de parto?

O objetivo de um plano de parto parece óbvio. É a documentação de suas preferências relacionadas ao processo do seu parto. É um esboço de seus desejos e esperanças para o seu parto, mas lembre-se que não é um contrato definitivo.
O componente mais importante de CADA parto é manter a mãe e o bebê seguros. E às vezes, para isso acontecer, as coisas não saem bem como o planejado.

Como fazer um plano de parto? Guia da Doula.


Mas, uma coisa que você pode fazer para ter uma experiência de parto mais positiva, é anotar 1 ou 2 metas em seu plano de parto que se sente que são as mais importantes para você. Embora isso não seja uma garantia, destacando-as, a sua equipe de parto pode tentar honrar alguns desses desejos, mesmo que o resultado geral do parto progrida de forma diferente do que você esperava.

O que eu quero dizer com isso?
Aqui estão alguns exemplos desses objetivos maior que podemos tentar honrar independentemente de como seu nascimento se desenrola:

  • Sempre tendo seu parceiro ou pessoa de apoio ao nascimento ao seu lado (ou o mais frequentemente possível!)
  • Começar a praticar cuidados pele-a-pele imediatamente após o nascimento (se medicamente seguro para o bebê) – mesmo que isso acabe sendo com seu parceiro
  • Iniciando o aleitamento materno dentro de 1-2 horas após o nascimento
  • Inclusão e consulta nas decisões assistenciais sempre que possível (exceto situações de emergência, é claro)
Entende o que quero dizer? Mesmo com algum intervenção necessária você pode ter alguns desejos atendidos.

Que tipo de parto te interessa?

Um dos primeiros passos para criar um plano de parto é pensar através do tipo de parto que você quer ter. Embora você não tenha que decidir isso com antecedência, ele pode informar um pouco o seu plano de parto (e os preparativos necessários antes dele).

Vamos dar uma olhada nas opções:

Parto Natural/Parto Não Medicado: O parto natural é amplamente aceito para significar o parto sem uma peridural ou cesariana. E para algumas mães, significa sem intervenções médicas (estratégias de gerenciamento da dor 100% totalmente naturais).
Nascimento com uma peridural: Se você já sabe que não quer lidar com qualquer tipo de dor no parto, ou precisa de uma peridural por razões médicas, então é melhor planejar e se preparar para o nascimento com uma peridural. Peridurais não são ruins. Repito, peridurais não são ruins! Na verdade, uma tonelada de mães se acham totalmente incríveis!
Cesariana planejada: Agora, você já deve saber que vai precisar de uma cesariana por uma razão médica. Ou é algo que pode surgir à medida que sua gravidez progride. Coisas como placenta previa, posicionamento do bebê e mais alguns fatores podem exigir cesarianas programadas para sua segurança
VBAC: Se você fez uma cesariana e espera ter um parto vaginal desta vez. Isso é totalmente possível! Você precisará aprender um pouco sobre o que isso implica, mas também decidir detalhes sobre seu VBAC e gerenciamento da dor.

Certo? Então agora vamos olhar para alguns planos de parto específicos para diferentes tipos de parto!

Plano de parto com peridural

Aqui estão alguns componentes-chave para escrever um plano de parto que inclui uma peridural:

Após a internação no hospital, quanto tempo você está imaginando que você vai ficar sem uma peridural? Por exemplo, você quer ficar o maior tempo possível ou está esperando remover a dor o mais rápido possível? Isso ajudará sua equipe de nascimento a saber quando avaliá-lo para obter uma peridural na hora certa.
Porque uma peridural pode levar cerca de uma hora para ser aplicada a partir do momento em que é solicitada, como você quer lidar com a dor durante esse tempo? Em que outras intervenções você está interessada?
Que atmosfera você deseja manter durante o trabalho de parto?
Quem vai estar com você na sala de parto e parto?

Inclua suas preferências para o caso de uma cesariana não planejada. É melhor se preparar para que você não esteja completamente desprevenida caso se torne necessária.
Não se esqueça, você provavelmente não vai ter uma peridural aplicada até que você esteja por volta de 6cm de dilatação ... vamos passar por cima de algumas estratégias naturais de alívio da dor para a fase de trabalho de parto ativo precoce.

Plano de nascimento de cesariana: Plano de cesariana humanizada

Para muitas mulheres, uma cesariana está longe do parto que se esperava, mas tomar medidas para ter uma cesariana gentil, também conhecida como uma cesariana centrada na família ou na mãe, pode tornar uma experiência muito mais positiva.

A ideia é tomar medidas que ajudem o evento a parecer menos uma cirurgia e mais como um parto:

  • A mamãe pode ser uma participante ativa no processo
  • O objetivo é levar o bebê para a mamãe o mais rápido possível após o nascimento, como com um parto vaginal
  • A equipe de saúde pode ajustas os detalhes para facilitar que a mãe segure o bebê o mais rápido possível
  • Todos os envolvidos estão cientes de fazer a atmosfera se sentir mais calma e pacífica
  • Enquanto cesáreas gentis estão se tornando mais populares, na maioria dos casos ainda é algo que você precisa discutir e solicitar ela não é norma.

Minhas principais dicas para fazer sua cesariana programada se sentir mais como um nascimento e MENOS como uma cirurgia:

  • Solicite um bloqueio peridural ou espinhal para que você esteja acordado durante a cesariana e apenas dormente da linha do mamilo para baixo (esta é geralmente a norma em cesarianas planejadas, mas ainda vale a pena confirmar)
  • Pergunte sobre uma cortina clara, ou sobre baixar o campo cirúrgico para que você possa ver o bebê assim que ele entrar no mundo!
  • Deixe a equipe saber que você gostaria de fazer pele-a-pele e tentar amamentar assim que o bebê nascer.
  • Deixe claro que se você não puder fazer pele a pele por razões médicas, seu parceiro tomará seu lugar para fazer imediatamente pele a pele
  • Você ainda pode optar pelo corte do cordão adiado, se medicamente seguro para o bebê, e ver se seu parceiro pode cortar o cordão
  • Procedimentos de cuidados de recém-nascidos podem ser adiados para promover uma hora de ouro após o nascimento
  • Pergunte se a música pode ser tocada para criar uma atmosfera calma
  • Solicite o mínimo de conversa possível para promover um parto calmo e tranquilo
  • Fale sobre ter intravenosas, punhos de pressão arterial, etc. colocados em seu braço não dominante para facilitar a tenção do bebê depois que eles nascem

Plano natural de nascimento

Aqui estão algumas coisas para incluir em seu plano de nascimento natural:

  • Uso de medicamentos para dor.
  • Que linguagem você quer que a equipe use em torno de opções de alívio da dor médica? Você vai dizer a eles se você quiser, você quer ser lembrado de opções?
  • Que estratégias de alívio da dor você quer tentar. Liste todas e quaisquer estratégias que lhe interessem. Tenha em mente que a água é uma poderosa ferramenta de enfrentamento da dor para o nascimento natural
  • Opte por exames de toque limitados: verificações muito frequentes não têm muito benefício e constantemente sabendo que seu "progresso" pode ter um efeito indesejável no seu foco mental
  • Solicite o uso de monitoramento fetal intermitente no lugar do contínuo provavelmente permitirá que você se concentre e relaxe melhor durante o trabalho de parto
  • Como você quer que o ambiente de nascimento seja? Normalmente mais relaxado é melhor. Note que você prefere luzes baixas, privacidade, música, etc.
  • Opte pela laceração naturais ao invés da episiotomia 
  • Certifique-se de incluir preferências no caso de uma cesariana não planejada. É melhor se preparar para que você não esteja desprevenida.
Como fazer um plano de parto? Guia da Doula.

Criando seu plano de parto: O que incluir

Tudo bem, então agora que você sabe que existe alguns planos de parto específicos para diferentes tipos de parto, vamos dar uma olhada detalhada nas especificidades.

Este é destinado a servir como um modelo detalhado de plano de parto, incluindo todos os diferentes tipos de nascimentos e desejos.

Enquanto as perguntas acima foram feitas para fazer você pensar em termos específicos, recomendo que todas as mães usem o seguinte guia e perguntas ao planejar seu parto!

Informações pessoais
Você e os nomes do seu parceiro, endereços e números de telefone
Data prevista do parto
Nome do médico
Contato de emergência
Descreva quaisquer condições pré-existentes relevantes
Descreva se o sexo do bebê é conhecido ou desconhecido

Qual seu desejo para o parto
Nascimento vaginal
Indução programada
Cesariana planejada
VBAC
Nascimento da água

Alimentação do bebê
Amamentação
Fórmula
Indecisa

Preferências para o parto
Quem estará na sala com você durante o trabalho de parto?
Quem é sua principal pessoa de apoio?
Você quer uma doula?
Preferências de iluminação? (luz baixa/fraca, luz natural, se possível, a iluminação regular é boa)
Som, música e outras preferências da mídia
Qual é a atmosfera geral que você está esperando durante o parto (calmo e relaxado, otimista e positivo, prático, mais silencioso e privado?)
Fotografia e vídeo (seu hospital pode ter uma política sobre fotografia e vídeo durante o parto, por isso não deixe de verificar com eles com antecedência)
Você gostaria de comer ou beber durante o trabalho de parto, se possível? Isso é permitido?
Você pode usar velas ou difusores de óleo essenciais na sala de trabalho?
Se existem diferentes tipos de salas de trabalho, qual você prefere? (alguns hospitais possuem salas de trabalho com características e comodidades diferentes)
Em relação ao apoio prático da minha doula ou médico:
Eu definitivamente quero isso!
Estou aberto a isso, mas avisarei se eu me sentir desconfortável.
Eu definitivamente não quero isso
Gostaria de limitar o número de funcionários do hospital na sala, se possível? Você está aberto a estudantes enfermeiras, parteiras ou praticantes observando ou participando do seu trabalho de parto e parto?

Gerenciamento médico da dor para o trabalho de parto
Quais são seus planos para uso peridural?
Definitivamente NÃO estou interessado
Talvez interessado
Inseguro
Definitivamente quero a anestesia!

Como você quer que sua equipe de parto discuta e apresente intervenções médicas de dor?
Não apresente ao menos que eu pergunte sobre elas diretamente
Ativamente me indique intervenções médicas de dor, sugerindo estratégias não médicas de enfrentamento para me ajudar a alcançar um parto não medicado
Mencione e informe sobre opções para que eu saiba o que está lá
Discutir regularmente e sugerir intervenções médicas para manter minhas opções abertas
Planeje intervenções para dor e discuti-las desde o início

Estratégias não médicas de alívio da dor
Em que estratégias não médicas de alívio da dor estou interessado?
Técnicas de respiração
Meditação
Visualização
Chuveiro
Banheira 
Contra pressão/massagem
Mudança de posição e sugestões para mudar de posição pelo menos a cada 30 minutos
Mudança de posição regular com uma peridural
Bola de parto
Rebozo
Andando
Alongamento/yoga
Compressa quente
Compressas frias
Acupressão
Distração
Eu gostaria que minha equipe de parto sugerisse ativamente estratégias e ideias não médica.
Eu gostaria que minha equipe de parto sugerisse ativamente mudanças de posição se eu estivesse em uma posição por muito tempo, ou eu não estou progredindo

Maneiras que meu parceiro pode apoiar durante o trabalho de parto
Contra pressão
Massagem
Afirmações positivas para o parto
Ajuda na mudança de posições
Sugerindo opções de alívio da dor (médica/não médica)
Oferecendo goles de água / gelo
Fechando a porta da sala se ela for deixada aberta
Ajudando com a iluminação e preferências de músicas
Fazendo perguntas e defendendo em meu nome
Outras preferências importantes para o parto

Indução
Eu gostaria de evitar uma indução planejada pelo maior tempo possível se for seguro para mim e para o bebê. Trabalho de parto espontâneo é meu objetivo
Eu gostaria de uma indução eletiva o mais rápido possível se for seguro

Estou interessado nestes métodos de indução:
Descolameto de membrana
Balão de foley
Gel de prostaglandina
Misoprasol 

Andamento do trabalho de parto
Se meu trabalho parar de evoluir, estou interessada nos seguintes métodos
Ocitocina
Ruptura de membranas
Caminhada/movimento
Estimulação do mamilo
Acupressão/reflexologia

Eu gostaria de usar a intervenção médica para aumentar o trabalho de parto em qualquer sinal de uma parada.
Gostaria de usar intervenções não médicas/métodos naturais para aumentar o trabalho parado pelo maior tempo possível
Estou aberto a sugestões sobre acelerar o trabalho de parto
Eu prefiro evitar a aceleração do trabalho de parto a menos que o bebê esteja em perigo

Exames de Toque
Eu gostaria de exames de toque o mais frequentemente possível
Eu gostaria do mínimo de exame de toques quanto possível
Eu preferiria não ter exames de toque, se possível.

Se/quando fizer exame de toque.
Diga-me meu progresso/dilatação
Diga-me um intervalo, ou note meu progresso sem detalhes
Não me diga meu progresso/dilatação

Cesariana não planejada
Se possível, eu gostaria que me explicassem em detalhes quanto o tempo e a segurança permitem
Gostaria que meu parceiro ficasse comigo durante o procedimento.
Eu gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa ver o bebê nascer, se possível
Eu gostaria fazer imediatamente pele-a-pele, se possível
Se o bebê precisa ir para a UTI, gostaria que meu parceiro fosse com o bebê.
Eu gostaria que meu parceiro para segurar imediatamente o bebê após o nascimento e fazer pele-a-pele se eu não posso
Eu gostaria que o bebê ficasse comigo durante a recuperação, se possível.

Monitoramento fetal
Estou interessado em monitoramento fetal contínuo
Quero evitar o monitoramento fetal tanto quanto possível.
Eu gostaria de monitoramento fetal intermitente
Eu só quero monitoramento fetal se houver sinais de angústia

Colocação de acesso intravenoso. 
Eu gostaria de um acesso intravenoso colocado, apenas no caso de ser necessário
Eu NÃO quero um IV colocado até que seja considerado necessário
Eu gostaria de uma intravenosa no meu braço não dominante
Eu gostaria de uma intravenosa no meu braço, não na minha mão.
Eu não tenho preferências fortes em torno do uso e colocação acesso intravenoso

Puxos e preferências de parto

Puxos
Estou interessada em puxos dirigidos
Estou interessada em empurrar apenas quando estiver com vontade de empurrar
Estou aberta a sugestões em torno de empurrar
Estou interessada em tentar diferentes posições de empurrar
Eu gostaria de empurrar o máximo possível, contanto que o bebê não esteja em perigo.
Estou interessada em usar um espelho para ver a cabeça do bebê enquanto eu estou empurrando
Estou interessada em sentir a coroação da cabeça do bebê enquanto eu empurro
Eu gostaria do apoio do meu parceiro enquanto eu empurro
Estou interessado em uma compressa quente aplicada ao meu períneo enquanto eu empurro para ajudar a evitar lacerações

Episiotomia e lacerações
Quero evitar uma episiotomia a todo custo, mesmo que aumente o risco de lacerar
Eu gostaria de uma episiotomia para evitar rasgar
Eu gostaria de discutir episiotomia vs. laceração natural
Confio no julgamento do meu médico em torno da episiotomia.
Se eu lacerar, gostaria que meu médico verificasse sobre alívio da dor antes de me costurar e discutir opções de tratamento

Imediatamente após o nascimento
Eu gostaria de atrasar todos os procedimentos de cuidados de recém-nascidos (incluindo peso) até depois da pele-a-pele/primeira alimentação
Eu gostaria que procedimentos de cuidados de recém-nascidos acontecessem imediatamente, para então começar os cuidados pele a pele
Eu gostaria de amamentar dentro de 1-2 horas após o nascimento
Eu gostaria de dar ao meu recém-nascido a oportunidade de fazer o "rastreamento de nascimento" 
Eu gostaria de adiar limpar Vernix do corpo do meu bebê.

Anunciando gênero
Gostaria que meu parceiro anunciasse o sexo do bebê.
Eu gostaria de outro membro da equipe de nascimento para anunciar o sexo do bebê

Clampeamento do cordão umbilical
Meu parceiro cortará o cordão do bebê.
Estou interessada que adie o corte do cordão, se medicamente seguro
Eu gostaria de esperar que o cordão pare completamente de pulsar antes de prender, se possível
Planejo colher o sangue de cordão umbilical.
Planejo doar sangue do cordão umbilical.
Quero guardar meu cordão umbilical.

Preferências de placenta
Eu gostaria de deixar minha placenta sair naturalmente, se possível
Quero ver minha placenta depois que ela sair.
Eu gostaria que minha placenta guardada para eu levar para casa

Procedimentos de cuidados com recém-nascidos
Colírio de nitrato de prata
Injeção de vitamina K
Exame de sangue
Vacina contra hepatite B
Triagem auditiva
Teste da Liguinha

Preferências de permanência no hospital pós-parto
Eu gostaria de estar presente para todo e qualquer teste e procedimentos do bebê
Eu gostaria de atrasar o primeiro banho do bebê o maior tempo possível
Eu não tenho fortes preferências em torno do primeiro banho do bebê
Eu gostaria que o bebê faça alojamento conjunto
Eu gostaria que o bebê ficasse principalmente no berçário e viesse apenas quando precisar mamar
Eu gostaria que o bebê fique no quarto durante o dia e use o berçário à noite
Gostaria que minha estadia no hospital fosse o mais breve possível.
Eu gostaria que minha estadia no hospital fosse o maior tempo possível 
Meu parceiro planeja dormir e ficar no meu quarto por toda a estadia.

Medidas de dor e conforto pós-parto:
Laxante
Remédios para dor
Bolsas de gelo perineal

No caso de o bebê precisar de cuidados com a UTI
Meu parceiro acompanhará o bebê se eu não puder.
Eu gostaria de ter alta o mais rápido possível para estar com o bebê se eles precisarem se mudar para um hospital diferente
Eu quero amamentar/bombear para o bebê durante sua estadia na UTI neonatal
Eu gostaria de segurar e estar com o bebê tanto quanto possível e seguro para o bebê

Dando à luz durante a Pandemia COVID 19?

Se for seu caso, estou tão feliz que esteja pesquisando e criando um plano de parto! Esta é uma maneira maravilhosa de assumir o controle de sua experiência de parto e iniciar o diálogo com seu médico sobre o que esperar.

Um comentário :

  1. Que legal! Vou passar essa dica para uma amiga que está gravida! Ela estava falando comigo sobre plano de parto esses dias!

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van