Como dar banho de balde no bebê?

Como dar banho de balde no bebê?

Como dar banho de balde no bebê?

O banho de balde é muito fácil e os bebês adoram! O Banho de balde pode ser dado desde o primeiro dia de vida.
Saiba como dar o banho, temperatura da água, benefícios e muito mais!

Quais os benefícios para os bebês?


O banho de ofurô oferece para o bebê:

  • Relaxamento
  • Acalma a agitação
  • Sono mais tranquilo
  • Combate a cólica dos bebês
  • Segurança
A sensação de segurança para o bebê é porque a água quente do balde com todo o corpinho submerso lembra a vida no útero materno.
Outra vantagem deste tipo de banho é que, devido sua maior profundidade, leva a uma imersão maior, cercando praticamente todo o corpo do bebê.O banho de balde é um momento diferente do banho tradicional, é para relaxamento, por esse motivo o banho de balde torna-se mais prazeroso e permite momentos de contato entre pais e bebê preciosos.

Como preparar o banho de balde?


Existem baldes próprios para os banhos, mas também pode ser usado um balde comum, limpo, de preferencia separado exclusivamente para essa finalidade para que não corra riscos do bebê ter contato com alguma substancia que pode causar reação alérgica. O bebê deve ficar imerso no balde, a água tem que ser suficiente para chegar um pouco abaixo dos ombros do bebê, quando sentado. A largura deve ser suficiente para que não lhe permita cair para os lados ou para frente, evitando a aspiração da água.

É extremamente importante que o bebê (jamais!) permaneça sozinho no balde, sem um observador atento, em nenhum momento do banho. Os pais deve estar sempre apoiando-o com as mãos.

É importante que o bebê seja segurado com delicadeza pelas axilas. Segurá-lo pelos braços ou antebraços pode ser perigoso.

Como a água quente por si só já é relaxante, mas se desejar pode colocar um chá fraco de camomila (sem açúcar hein?!) na água do banho.

O banho de balde!


A duração do banho de balde deve ser de 10 a 20 minutos, no máximo; o contato por muito tempo com a água pode provocar (por incrível que pareça) desidratação da pele do bebê que é super sensível, que ainda não tem maturidade suficiente para manutenção dos líquidos corpóreos.

É importante observar também a temperatura do ambiente: em dias mais frios, deve-se aquecer o ambiente antes do início do banho, até que se atinja uma temperatura nem muito alta nem muito baixa.

Estas são as condições apropriadas se você quiser adotar o banho de balde para seu bebê. Em especial, recomenda-se muita atenção quanto a segurança do bebê. Um momento que carinho e relaxamento sempre vai bem.

Grande abraço!

Van

Postar um comentário

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van