6 meses e a introdução de alimentos


Olá!


Estou a tanto tempo querendo escrever, mas nunca consigo... eu achava que quando os bebês cresciam mais a gente ganhava mais tempo... hahaha ledo engano! Cada vez mais eles querem a gente por perto... para brincar, para tudo! Então agora que a princesa tá tirando uma sonequinha vim correndo escrever um post! (up date: comecei escrever a tarde, na soneca, ela acordou perdemos a conexão com a net e só consegui voltar agora, no soninho da noite!)

Dia 7 fomos à consulta dos 6 meses! Tudo ótimo, crescendo e engordado, 68cm e 8,200kg, à base de leitinho da mamãe, é muito orgulho!

E então chegamos na hora de começar a introdução dos alimentos... uma nova fase! Para mim um misto de alegria e de ciúmes (!) mas enfim sei que agora só o leite não é mais suficiente e pelos test drives que haviamos feitos com a Manú parecia que ela seria boa de boca! Já tínhamos deixado ela lamber nossa melancia, nossa maça, e até comeu uma colherinha da amiguinha Helena de papinha salgada, tudo sem fazer caretas.

A orientação da pediatra foi:

1 semana só com suquinho pela manhã

Na próxima semana suquinho pela manhã e frutinha a tarde

Na semana seguinte, suquinho pela manhã, almocinho e frutinha à tarde.

Jantinha só depois da consulta de 7 meses.


Em cada refeiçãozinha dessa eu deveria cortar uma mamada (ui! como assim?) uma coisa que eu tenho para mim é que a introdução deve mesmo ser feita aos poucos, eu nunca a faria de forma agressiva, tipo deixar passar fome, sem dar mamá só pra ver se come, pra mim não é legal isso... afinal durante 6 meses ela só tomou leitinho!

Bom e estou fazendo assim mesmo ao meu modo rs

O x da questão é, a danadinha enganou todo mundo! Não quer nem saber de suquinho, frutinha, papinhas hahaha e eu claro me preocupo...

Já fiz suquinho de mamão, de laranja, de laranja com pera, de laranja com mamão, de melão... mas somando tudo acho que depois de 10 dias de introdução ela não tomou nem 20 mls ainda!

Quanto às frutinhas raspadinhas ou amassadinhas, ela também tem rejeitado a maioria, mas me parece que menos do que o suco, essa semana ela comeu banana nanica, umas duas colheres de sopa e hoje repetiu a dose, pera também teve um dia que ela comeu no outro não quis saber, maça também... a maça ela quiz comer sozinha! Independente essa mocinha viu!! Pegou a maçazinha na mão e raspava ela com os dois dentinhos... uma graça! Mamão ela não quiz nem saber!

Dizem que temos que fazer 10 tentativas e só então desistir de vez de determinada fruta, então ainda tenho muitas tentativas hahaha


Alguns pontos da consulta que eu descordei:

* Dar bolacha maisena (pra que??)

* Dar frutas com mucilon (mais uma vez, pra que?? - só vejo um motivo engorda) Talvez seja interessante se o bebê não ganha peso, mas logo de cara assim... aqui não

* Dar leite de soja (pra que?? Com uma mãe aqui, disposta a amamentar até um ano ou mais...nã nã ni nã não)


Estamos indo a passinhos de tartaruga, mas espero que logo ela pegue gosto pelos novos alimentos e se alimente bem para que continue crescendo e engordando com muita saúde!

Estou preparando um post sobre nossa primeira viagem! Espero não demorar rs

Beijos!!

Van

4 comentários :

  1. Vanzoca, saudade mesmo!
    Vou te mandar meu skypw por depô!
    Eu tô doida pra começar a introduão de alimentos na Bia, mas ainda faltam dois meses! Por hora só o peitão mesmo! hahahahaha
    Acho que deve ser muito legal ver eles experimentando as frutinhas e papinhas!
    Maaaas, quando eles não se adaptam aí o negócio complica mesmo!
    Beijocaaaa em vc e na delicinha da Manu!

    ResponderExcluir
  2. Van,
    que legal que já está nas papinhas após os seis meses de LM exclusivo! Parabéns!

    Vc tá indo certo...vá com calma, no seu ritmo e no da Manu. Alguns bebes demoram mesmo pra apreciar os novos alimentos. Paciencia é fundamental. Aproveite pra fotografar e filmar muito ela comendo. São caretas impagáveis!!

    Qto à essas recomendações de açucar pra adicionar a fruta sou contra! Bebê tem que concher o gosto das frutas in natura. Não vejo necessidade de adicionar biscoito, açucar, geléias e farinhas. Salvo se o bebê precisa engordar ou ele não aceita de jeito nenhum as frutas puras(aí seria um caso a se pensar).

    Boa sorte nesta nova etapa!

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi vannnnnnnnn!!!
    fui postar no blog da flavia e te achei!!!
    nao sabia do teu blog!!!

    A manu ta muuuito linda! Grandona!!!

    Qto ao tempo livre é isso mesmo!! Cada vez diminui... qdo começa a engatinhar fica pela casa toda e vc tem que ficar de olho pq aprontam demais... A soso ta querendo andar... Ui ui! to ate com medo pq ela é muuuuuuuuito danada!! hehehe

    A introdução é isso mesmo que a flavia falou! cada criança tem seu ritmo. Soso demorou pra aceitar as coisas, hoje como muito bem graças a Deus.

    No meu blog falo da alimentação dela... Tive que dar mucilon e outras coisinhas, como biscoito e macarrao, angu, mingau, qdo ela começou a engatinha pois ganhou muito pouco peso... Ela gastava energia demais da conta! ainda gasta! mas agora come coisinhas mais caloricas!

    mas nao abro mao da fruta de jeito nenhum... a baba as vezes se "esquece" de dar a frutinha (as vezes dou no mingau mas nao deixo de dar) mas eu fico de olho e puxo a orelha dela!!!
    O ideal era eu estar em casa cuidando dela... mas como nao dá...

    E parabens pelos 6 meses de amamentação exclusiva!
    Eu consegui 5 e fiquei super feliz!!!

    bjoes nas duas!!!

    ResponderExcluir
  4. oi realmente a médica te deu umas´idéias viu.. leite de soja, bolacha maizena... assim logo de cara...

    mas sobre os 20ml pelo que li em uma comu isto é assim mesmo no começo. também convenhamos: ela só conhecia o gosto do seu leite, devem ser coisas bem diferentes.

    ah sei que tem gente que dá bolacha maizena pra criança ficar coçando a gengiva, mas aí é outra história né...

    maravilhosa esta foto de vcs no parque.

    bj

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van