Se preparando para o parto



Semana passada fomos assistir ao filme Orgasmic Birth, trailer abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=zG_6IVmXvr0

É um filme maravilhoso sobre o nascimento. Acontecem algumas seções pelo Brasil, as seções são promovidas por alguns grupos de apoio ao parto.

O documentário "Orgasmic Birth", produzido e dirigido por Debra Pascali-Bonaro, coloca em cheque os mitos culturais que envolvem o parto, e desvenda aspectos pouco discutidos no cenário da atenção ao nascimento, como as questões psicológicas, emocionais, afetivas, espirituais e sexuais.

Sobre o filme:

Um documentário sobre a natureza sensual e íntima do partoOrgasmic Birth derruba mitos e inverdades sobre parto que influenciam mulheres há gerações. Esse extraordinário documentário, dirigido pela doula e educadora perinatal norte-americana Debra Pascali-Bonaro, captura momentos mágicos de mulheres em êxtase durante o trabalho de parto. Baseado em entrevistas com casais grávidos e depoimentos de mais de uma dúzia de experts em atenção ao nascimento, o filme defende que o parto é um momento único que pode e deve ser vivenciado com alegria, não um obstáculo a ser superado. Mostra também como a sociedade moderna, por conta da excessiva medicalização da assistência ao parto, nega às mulheres o direito a essa importante experiência de vida.

Entre os especialistas ouvidos estão o obstetra Marsden Wagner, ex-diretor de Saúde da Mulher e da Criança da Organização Mundial da Saúde, a parteira mexicana Naolí Vinaver, cujo parto domiciliar foi documentado no filme Dia de Nascimento [Birth Day], além do obstetra brasileiro Ricardo Herbert Jones, um defensor da humanização do parto no país.

O objetivo é esclarecer as pessoas sobre a importância de suas escolhas e as implicações das circunstâncias do parto na saúde e no bem-estar da mãe e do bebê. "Um parto tranqüilo faz parte da sexualidade da mulher e é um direito humano amplamente negligenciado", diz a diretora. Como afirma a obstetra Christiane Northrup, somos levados a ver o parto não como um processo natural, mas como uma "emergência em potencial".

Pascali-Bonaro defende justamente o contrário: o corpo da mulher é bem preparado para o parto. Durante o trabalho de parto, o nível de ocitocina, o hormônio do amor e do sexo, aumenta na mãe e no bebê. Os mesmos elementos que criariam uma experiência sensual com o parceiro - luz baixa, privacidade, sentir-se segura - também facilitam o parto.

Acompanhe a história de sete famílias que decidem receber seus bebês em um ambiente de respeito e contemplação, revelando o mistério mais bem guardado de todos os tempos: o prazer do parto e nascimento humanizados.

O site oficial é: http://www.orgasmicbirth.com/

Nossa impressão:

Tanto eu como o meu marido achamos o filme sublime, maravilhoso. A maneira com que as crianças vieram ao mundo é tão tranquila, tão bonita!

Eu adoraria assistir e reassistir ao filme umas mil vezes, com certeza queremos a mesma paz para a chegada da nossa Manuela.

Estamos planejando nosso parto da maneira mais natural possivel, sem intervenções desnecessárias.

Quero que minha filha seja amamentada no primeiro minuto de vida, quero que ela se sinta protegida e amada por nós a partir do momento que ela sair do meu ventre.

O que eu quero é proporcionar a ela o melhor, quero que ela nasça cercada de carinho de amor, que nenhum procedimento invasivo e desnecessário seja feito, não quero que o colirio queime seus olhos nos primeiros minutos de vida, não quero que ela praticamente fique cega por sair do escurinho e dar de cara com os holofotes dos médicos em cima dela, não quero que ela sinta frio, saindo do quentinho da minha barriga direto para uma sala gelada pelo ar condicionado... Não quero que ela se sinta desprotegida porque durante os nove meses os corpinho dela ficou todo envolvido pelo liquido e de repende tá lá pendurada de cabeça pra baixo sem nenhum apoio...

Sinceramente, pra mim tudo isso parece um filme de terror... e todo mundo acha lindo o bebê se esguelando de chorar... menos ele... menos o recem nascido, que do paraiso da vida intra uterina deu de cara com esse mundo maluco cheio de mãos e coisas que ardem, doem...

Quero que a Manú saia de mim e venha para mim, quero aconchega-la no meu colo, amamentar no primeiro minuto de vida, quero que o Diogo corte o cortão quando ele parar de pulsar... quero que nós dois tenhamos privacidade para lamber a nossa cria...

Quero poder trocar olhares com ela... que ela troque olhares com o pai... sei que nós estaremos em perfeita sintonia, nos conhecendo, nos cheirando, nos tocando...


Enfim, estamos planejando nosso parto.


Um beijo grande.

Um comentário :

  1. Nossa eu tb tenho esse sonho mas tenho um medoooo..Ja fiz um parto normal e uma cesarea...Agora vou mesmo de normal de novo..Não vou deixar que nada interfira na minha decisão e torço pra que de tudo certo...bjus

    ResponderExcluir

Instagram

Copyright © Enquanto Elas Crescem. Feito com por Van